Universidades Corporativas em Rede

 São várias as vantagens que uma rede de universidades corporativas pode oferecer. 

 No caso desta solução estes benefícios, inéditos, vão desde a redução de custos na produção e uso de conteúdos até a possibilidade da dedução do Imposto de Renda de todo o treinamento da empresa, caso ela inclua nestes uma plataforma com cursos para inclusão social, como um dos temas de sua responsabilidade social. 


  O primeiro, é o ganho na redução de custos que ocorre, quando os conteúdos de cunho comum são utilizados por várias outras universidades. O exemplo que citamos aqui é na área de vendas de cosméticos com tecnologia avançada da empresa X, que seria composto como algo entre 8 /10 módulos. Os 2 / 3 primeiros, são os básicos comuns a todas empresas de qualquer nicho de mercado. Já os módulos 4 / 6 abordariam conteúdos da área específica de cosméticos para todo aquele nicho de mercado, e os finais de 7 / 10, seriam os exclusivos da empresa X.

  Dessa maneira, a empresa X, não precisaria investir em todos os 6 módulos iniciais, podendo portanto investir mais nos seus cursos específicos dentro da atual tecnologia 4.0. 

  A segunda vantagem é o ganho que as empresas associadas a rede, disponibilizando, gratuitamente ou não tais cursos, em seus websites ao mercado, poderiam ter receitas agora de treinamento, ao invés de só despesas. Como se fosse a Universidade Revlon ou Boticário.  

   O terceiro ganho é que, abrindo tais cursos ao mercado, conseguirão acompanhar o desempenho e interesse dos alunos, criando seu Banco de Talentos, sem custos. Assim não só reduzem custos tanto na conquista de colaboradores, como da mão de obra em si.

  Finalmente, a quarta vantagem é que incluindo uma plataforma cursos gratuitos focados em cursos profissionalizantes para a população carente, com um tema de sua responsabilidade social, podem deduzir do Imposto de Renda toda a despesa da manutenção de seu esforço de treinamento como se vê no link da proposta da Universidade da Inclusão Social.